Agendamento pelo WhatsApp
Olá! Clique em uma das opções abaixo e nós retornaremos o mais rápido possível.
Militar

Academia de Policia Curso de Bombeiro Sorocaba Concurso Publico ITA



Concurso Publico ESA Escola Pré Militar Sorocaba Treinamento Militar



Academia de Policia Curso de Bombeiro Sorocaba Concurso Publico ITA



Concurso Publico ESA Escola Pré Militar Sorocaba Treinamento Militar



Polícias Civil e Militar: quais são as diferenças entre as duas?

Polícias Civil e Militar: quais são as diferenças entre as duas? Academia de Policia Curso de Bombeiro Sorocaba Concurso Publico ITA

A Polícia Militar é a força policial responsável pelo chamado policiamento ostensivo. Isso significa que ela serve para coibir as ilicitudes de maneira imediata, repreendendo-a por sua presença e potencial coercitivo.

Isso explica uma das principais diferenças entre as Polícias Civil e Militar. Enquanto a Civil é uma força mais voltada para a investigação, a Militar dedica-se à vigilância e repressão imediata e emergencial de atos criminosos ou ilícitos. Se, após um assalto, o Boletim de Ocorrência deve ser registrado na Polícia Civil, imediatamente após ou durante o assalto, é responsabilidade da Polícia Militar correr atrás do assaltante.

É importante que não haja a confusão entre o policial militar e o militar das Forças Armadas. Embora ambos façam parte da carreira militar (inclusive compartilhando de nomenclatura de postos semelhantes), são especificações absolutamente distintas.

As Forças Armadas respondem ao Poder Executivo Federal como um ator a serviço da pátria como unidade, agindo de acordo com os interesses do Estado como uma instituição, enquanto a Polícia Militar age em benefício da ordem social interna, agindo a favor da manutenção da licitude das ações que ocorrem  na rotina social. Além disso, a Polícia Militar responde ao Poder Executivo Estadual, em cada unidade federativa do país.

 

E a Polícia Federal?

A Polícia Federal é um assunto à parte e serve aos interesses do Estado no âmbito Federal, respondendo ao ministro da Justiça. Ela possui uma função mista de manutenção da ordem imediata (como no caso de atuação nas fronteiras e aduanas) e investigação (como em investigações sobre crimes econômicos e de corrupção), e exige uma elucidação única para uma boa compreensão de seu escopo.

Créditos: https://direitosbrasil.com/






Compartilhar: